O Início

Eduardo nasceu em Uberaba – MG, e desde criança sempre teve aptidão para a área de exatas, tornando-se medalhista de matemática diversos anos consecutivos. Também despertou cedo a paixão pela música, aprendendo a tocar alguns instrumentos de forma autodidata.

Aos 13 anos, iniciou a carreira na computação e aos 16 anos iniciou os estudos em eletrônica no Centro Paula Souza, desenvolvendo aplicações na área da música. Aos 18 anos, enquanto cursava engenharia da computação, começou a desenvolver um método de estudos próprio, alcançando aprovação em diversas universidades públicas de ponta. 

Iniciou a carreira acadêmica na área da química, trabalhando como pesquisador voluntário na área de nanosensores e nanofilmes aplicado a restauração de instrumentos musicais. Dedicou boa parte de formação na matemática, investigando diversos assunto como a álgebra dos cubos de Rubik (diversos tamanhos e formatos) e a matemática da música. Atuou por mais de 5 anos como monitor em diversas disciplinas de física e matemática. 

Profissionalmente, teve experiências na área de musical, trabalhando como Luthier e com manutenção e projetos de eletrônica, trabalhando na reconhecida EM&T - Escola de Música e Tecnologia juntamente com Edmar Luighi. Na área de eletrônica, estagiou no Centro Paula Sousa na manutenção de equipamento e kits didáticos, e desenvolveu ainda alguns projetos autorais envolvendo amplificadores e pedais de guitarra.


Carreira de TI e pesquisas em engenharia aeroespacial 

No ano de 2010, conclui a primeira graduação em Ciência e Tecnologia e inicia a carreira pública na área de TI. Inicia ainda a especialização na área de gestão, para melhorar a capacidade empreendedora. 

Em 2012, ingressa no mestrado em engenharia mecânica em paralelo com a graduação de engenharia aeroespacial. Desenvolve um estudo de dinâmica dos helicópteros sob a perspectiva da mecânica analítica com aplicação de controle não-linear, envolvendo simulação numérica como diferenças finitas e CFD. 

Ainda no ano de 2013, desenvolve seu primeiro grande projeto de engenharia, projetando e implementando uma linha de produção automatizada de bebidas fermentadas. O projeto alcançou alto nível de produtividade com baixo consumo energético e desperdício de insumos, tendo um custo de aquisição e implementação bastante reduzido. 

Iniciou a docência no nível superior no ano de 2015, lecionando a disciplina Sistemas de Controle II na UFABC. No ano seguinte, assume a disciplina de Tecnologia de Refrigeração de Alimentos na Fatec Itaquera, e submete um projeto de curso, tornando-se responsável por coordenar e lecionar a capacitação em EXCEL Básico e Avançado na UFABC. Cursou formações e capacitações ligados à área de metodologias ativas de aprendizagem e TIC (tecnologias de informação e comunicação). 

Iniciou juntamente com um grupo de pesquisas da Universidade de São Paulo USP, investigações na área de eficiência energética relacionadas a Smart Grids (redes elétricas inteligentes) e a teoria de controle aplicada a carros elétricos e autônomos. Paralelamente, prosseguiu nos estudos de graduação na licenciatura em matemática. Desde que iniciou a vida acadêmica aos 18 anos, sempre atuou como professor nas horas vagas, ensinando seu método para ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem, tanto para vestibulares quanto para concursos públicos. Durante o período de estágio da licenciatura, atuou como professor em escolas publicas da periferia de Mauá. 

No ano de 2017, iniciou um novo ciclo de estudos mais ligados à área de ciências humanas e decidiu dedicar-se de forma mais ativa atividades voluntarias. Desenvolveu atividades voluntárias de orientação profissional e reforço escolar em um centro de acolhimento de menores, e posteriormente realizou a formação e atendimento no Centro de Valorização a Vida CVV.


Matemática & investimentos 

O ano de 2017 foi um ano muito promissor, onde o Professor Palhares dedicou muito estudo a área de investimentos, com foco em renda variável. Houve também intenso esforço na área de tecnologia da informação, de modo que conseguiu uma leitura muito promissora do mercado de criptomoedas, com um olhar fundamentalista associado à tecnologia e um olhar de mercado baseado em análise técnica. 

Foi muito requisitado por sua leitura precisa do mercado, multiplicando seus conhecimentos e criando uma rede de colaboradores que viriam a integrar um projeto ligado ao desenvolvimento de TI e gestão financeira, implementando soluções de pagamento em criptomoedas para profissionais liberais e autônomos. 

No ano de 2018 decidiu se especializar em investimentos no mercado nacional, com especial atenção em operações estruturadas com derivativos e contratos futuros. Conquistou certificação financeira AMBIMA e passou a orientar voluntariamente amigos e interessados em se expor no mercado financeiro com segurança. 

A partir das experiências como trader autônomo e como conselheiro financeiro, notou 2 grandes demandas potenciais da sociedade que abriram oportunidades de projetos que viriam a colaborar no sentido de minimizar a desigualdade social. 

Com a crescente demanda por aconselhamentos, notou que a maioria das pessoas carece de formação em educação financeira, conteúdo formativo do currículo básico de países desenvolvidos. De acordo com o PROJETO DE LEI N.º 7.318, DE 2017, que inclui a disciplina de educação financeira na matriz curricular nacional, foi desenvolvido um curso de Extensão em parceria com a Universidade Federal do ABC, com o intuito de levar esse conhecimento às comunidades carentes. 

Iniciou em 2019 os estudos de doutorado na Universidade de São Paulo, buscando investigar a matemática por traz dos modelos financeiros, buscando correlações explica-los através de técnicas contemporâneas de inteligência artificial.

Ainda no ano de 2019, teve experiencias como docente no Instituto Federal de São Paulo, atuando em disciplinas ligadas à área de Matemática Financeira, História da Ciência e da Matemática, Geometria Analítica e nos cursos técnicos integrados de Mecânica e Eletrônica. Aplicou seu projeto de educação financeiro à um público em situação de vulnerabilidade, alcançando ótimas resultados com a comunidade. Firmou parcerias com a diretoria de ensino de Mauá e prossegue expandindo a parceria com escolas em vários estados do Brasil. 

Inspirado pela ideia de promover a inclusão social, disseminando a educação financeira pelo pais, e promover pesquisas que tornem a matemática por traz da economia mais cientifica e menos política, Professor Palhares trabalha hoje para promover um instituto que ofereça infraestrutura para desenvolvimento formação acadêmica e pesquisa privada na área de matemática financeira, bem como um ambiente de estágio para aplicação desse conhecimento.